Conheça as fases do desenvolvimento das crianças

Para que a criança tenha uma evolução saudável é importante que os pais ou responsáveis conheçam as fases do seu desenvolvimento e consigam não só acompanhar como oferecer as ferramentas necessárias para que esse desenvolvimento aconteça de maneira saudável.

Cada criança é única e possui suas próprias características comportamentais, cognitivas e socioemocionais. Por tanto, é importante entender que a criança passa por cada fase do desenvolvimento de maneira diferente e precisa ter o acompanhamento adequado.

Nesse sentido, conhecer cada etapa do crescimento e desenvolvimento infantil é fundamental para estimular melhor a criança e promover seu bem-estar. Siga com a leitura!

Do 0 aos 3 anos

É nesse momento que eles aprendem coisas novas e superam diversos obstáculos. Tudo vai passando por um grande salto de desenvolvimento motor, físico e psicológico. Começam a reconhecer rostos e a aprender a chamar atenção, além de engatinhar, interagir e socializar.

Nesse período, eles fortalecem o tônus aprendendo a sentar, engatinhar, se apoiar e andar. A criança começa a adquirir vocabulário e consegue arriscar alguns sons mais parecidos com palavras e perto dos 2 anos formam palavras pontuais e pequenas frases.

É também a fase do desfralde e de começar a se alimentar sozinha. O vocabulário fica bastante amplo, onde já se arrisca um cantarolado e até mesmo contação de histórias.
Fase essa de uma evolução sem tamanho, onde a criança tem grandes conquistas e um enorme desenvolvimento.

Dos 4 aos 7 anos

Nessa etapa a criança já está bastante desenvolvida, já consegue compreender o que lhe é dito, tem consciência corporal, sua mobilidade está avançada e seu desenvolvimento motor é bem coordenado.

A fase de ansiedade de separação já está bastante controlada e começa a apresentar mais independência nas suas atividades. Sua linguagem é melhor trabalhada e também seu vocabulário tende a ser mais amplo.

Nesse período o que mais pode ser desenvolvido são nos aspectos emocional e mental, cujas mudanças se dão nas relações com outras pessoas, amigos e familiares.

Qual o papel da família nas fases do desenvolvimento infantil?

Cada fase da criança necessita do estímulo adequado e isso só acontece quando a família sabe identificar as necessidades de cada criança e oferece o suporte que o ajude a compreender cada etapa do seu desenvolvimento.

A família é a base e a referência para que os pequenos consigam evoluir de maneira satisfatória. Dessa forma, é fundamental que os pais e responsáveis consigam facilitar o momento de aprendizagem tornando tudo mais fácil e lúdico.

Acompanhar cada etapa do desenvolvimento infantil é também estar atento a qualquer tipo de atraso e buscar a orientação de um profissional, quando for necessário.

Além disso, os pais podem e devem demonstrar compreensão por cada nova experiência da criança, ajudando no seu processo de amadurecimento e crescimento.

Conclusão

É na infância que temos a oportunidade de descobrir e aprender de maneira ampla e desenvolver novas habilidades e absorver tudo que nos é apresentado desde cedo. Por isso, é importante acompanhar cada fase do desenvolvimento infantil e sempre ajudar a tornar a aprendizagem proveitosa.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.