Benefícios dos laços de amizade na infância
A criança já nasce envolvida em seu primeiro círculo social, que no caso é a sua família. Porém, conforme o tempo vai passando e ela se desenvolvendo surgem novas pessoas na sua vida e outras maneiras de se relacionar.
Para os pequenos, encontrar outras crianças na qual possam compartilhar momentos, experiências e descobertas é essencial para aprender mais sobre a vida, sobre o outro e principalmente sobre si mesmo.
As amizades são importantes nesse momento para ajudar a guiá-los em diferentes situações da vida e a compreender como viver em sociedade, enfrentando os desafios e fortalecendo os laços de amizade.
A seguir, iremos tratar da importância e de quais benefícios as amizades na infância podem proporcionar aos pequenos. Aproveite a leitura!
A importância da amizade na infância
É justamente na infância que muitos valores e princípios que carregamos durante toda a vida, surgem e se solidificam em nossa formação. Por isso, é fato que os vínculos que criamos neste período de descobertas e transições são tão marcantes e importantes.
As relações sociais que as crianças formam longe de suas famílias tendem a exercer bastante influência nas suas escolhas, preferências e interesses. Além, é claro, de ajudar a lidar com as emoções e sentimentos que nessa fase são bastante confusos.
Listamos alguns benefícios de criar e manter os laços de amizade na infância:
- Senso de comunidade
Seja na escolinha, no condomínio, na vizinhança ou em qualquer outro lugar, as relações de amizade que se criam entre as crianças, serve para ajudá-las a compreender melhor o senso de comunidade.
Estar inserido em uma sociedade e de não ser a única criança no mundo proporciona o sentimento de pertencimento a um determinado grupo, além de trabalhar outros aspectos nas crianças como a necessidade de partilhar, por exemplo.
- Geração de empatia
Nas interações com outras crianças seu filho tem a oportunidade de aprender e desenvolver alguns sentimentos como empatia, generosidade e solidariedade.
São nos momentos de convívio com outras crianças que surgem situações oportunas para o aprendizado da geração de empatia por outro coleguinha.
- Autoconhecimento
Nas relações interpessoais as crianças podem conhecer outros tipos de personalidades e estilos de vida, pensamentos e ideias. O que ajuda na criação de sua própria identidade e na compreensão do outro e consequentemente de si mesmo.
- Aprende a lidar com conflitos
Em qualquer relação é comum que haja divergências de pensamentos e atitudes, o que provoca alguns conflitos.
São nesses momentos que a criança, rodeada de outras crianças, passa a compreender melhor as maneiras mais efetivas e inteligentes de solucionar seus conflitos e de viver na comunidade na qual se inseriu.
- Reforça a comunicação
Seja para solucionar conflitos ou simplesmente expor suas ideias, as relações de amizade ajudam os pequenos a desenvolverem suas habilidades de comunicação, aprendendo novas palavras e também em que momento usá-las.
A comunicação acontece de diferentes formas e ainda ajuda a enfrentar certos medos e receios que os pequenos possam vir a ter, ensinando-os a lidar com sua timidez e inseguranças.
Conclusão
Uma criança que é estimulada a nutrir laços de amizades terá uma infância muito mais saudável, livre e plena. Aos pais, cabe a tarefa de encorajar os pequenos a buscarem sua própria comunidade e a se divertirem enquanto se relacionam, brincam e aprendem com os amigos.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.