Como fazer a adaptação da criança na escola?
Para a criança que ainda é muito pequena, o momento de separação dela com os pais pode ser de muito choro e traumas.
Para que isso não aconteça, é preciso que os responsáveis estejam cientes de que é necessário tomar algumas atitudes para que a adaptação dos pequenos seja feita da melhor maneira possível e sem maiores problemas.
É válido lembrar que não é somente a criança que sofre nesse período, os pais também precisam ser orientados para que esse processo ocorra de forma tranquila e saudável para toda a família, já que muitas vezes os adultos podem se sentir angustiados e preocupados. Não podemos esquecer que esse é o primeiro contato da criança fora da família. Isso requer cuidado e paciência.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que serão muito úteis para esse momento em que a família vive. Acompanhe agora e aproveite a leitura!
Muita pesquisa para escolher bem
Desde as mais simples escolhas até as mais complexas, tudo que envolva e afete de alguma maneira a vida dos bebês se faz necessário ser criterioso e pesquisar bastante.
Para sentir segurança e confiança na escola escolhida, vale a visita tanto da mãe, quanto do pai (ou responsável) no período em que a criança estará na escola. Assim, você pode acompanhar de perto um pouco da rotina, conhecer as professoras/cuidadoras que ficarão com seu filho, avaliar as condições físicas do lugar e tirar todas as dúvidas possíveis para que se sinta mais segura em sua escolha.
Parceria da família com a escola
É essencial que haja cumplicidade e uma parceria mútua entre família e escola.
Depois de escolhida a escola, os pais têm que se sentir seguros em deixar seus pequenos e cooperar com uma adaptação sadia para a criança. O diálogo com os cuidadores e pedagogos que tomarão conta da criança, deve ser uma estratégia utilizada.
Desse modo, será possível trocar experiências e proporcionar ao bebê condições adequadas para o seu desenvolvimento.
Comece a adaptação em casa
É muito importante que os pais conversem e comecem a apresentar a ideia da ida à escola gradualmente às crianças para que elas tenham tempo de se acostumar e assimilar a informação.
Explique (independentemente da idade) as razões pelas quais a criança irá ficar um tempo afastada dos pais e comente sobre as vantagens de conhecer e fazer amizades, por exemplo, para que se sintam mais confortáveis com a nova realidade e entendam que será apenas por algumas horas e que não se trata de um abandono. O importante é você assegurar à criança de que você vai, mas você volta. E tratar do assunto como um grande acontecimento, com muita alegria!
Esteja presente e demonstre segurança
A presença do familiar nos primeiros dias na adaptação, em um ambiente totalmente novo para a criança, é primordial para que ela não se sinta abandonada.
O choro é comum e esperado nesses momentos, mas se os pais conseguirem demonstrar segurança e paciência com o filho e seus medos, tudo ficará mais claro e a criança saberá que pode contar com seus pais.
Como sei que meu filho se adaptou à escola?
De fato, essa integração não é feita de uma hora para outra e necessita de muito preparo e organização da família, mas um dos claros sinais de que seu filho, finalmente, conseguiu se adaptar à nova rotina é quando ele não chora mais nas despedidas e consegue chegar na escola feliz e ansioso para encontrar seus coleguinhas e cuidadores.
É claro que há outros sinais que os pais podem observar e também questionar como é o comportamento das crianças no dia a dia na escola. Mas, com certeza, as mudanças vão ocorrer gradativamente.
Sem dúvida, você pôde entender a importância do apoio e acolhimento dos pais e familiares com os pequenos para que a transição para a escola seja feita sem traumas. Então, siga cuidando e proporcionando as melhores condições para que seu filho conquiste uma qualidade no seu desenvolvimento e explore o mundo a sua volta.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.