4 atitudes que ajudam a criar uma rotina alimentar para as crianças
Discutir hábitos alimentares no desenvolvimento infantil é passar a entender a importância que uma alimentação saudável e equilibrada tem na vida e no desenvolvimento das crianças. Dessa forma, os pais necessitam passar por uma reeducação alimentar e assim, conseguirem auxiliar da melhor maneira possível as suas crianças.
Se ainda não conseguiu entender a relevância e influência que uma boa alimentação pode ter na vida das crianças, recomendo a leitura do nosso outro artigo Benefícios de uma alimentação saudável na infância.
E agora que já compreendeu todos os benefícios e vantagens de uma alimentação saudável é hora de colocar em prática no dia a dia da família. Reunimos 4 atitudes que poderão auxiliar e ser muito úteis nesse momento. Acompanhe!
1. Tenha um planejamento alimentar
O dia a dia já é muito corrido e cheio de tarefas e obrigações, mas não deve ser usado como desculpas para o uso de enlatados e alimentos pouco nutritivos na alimentação da família e das crianças principalmente, por isso é necessário que se tenha em mente a necessidade de planejamento e organização.
Só assim será possível construir uma vida mais saudável e balanceada para as crianças e rica em uma variedade alimentar.
Uma ótima estratégia para o planejamento alimentar é buscar montar um cardápio semanal, organizando e conservando os alimentos para que no momento de preparo tudo seja mais rápido e prático de fazer.
2. Siga um ritual
É muito importante que a hora das refeições seja feita com todos à mesa e livres de eletrônicos, brinquedos e outras distrações.
Faça com que esse momento seja de interação entre a família e torne tudo o mais propício possível para que a criança consiga se alimentar sem objeções ou maiores problemas. E também é muito importante que se evite o “pular refeições”.
3. Tente levar cores e diversidade à mesa
Para tornar os alimentos ainda mais atrativos e convidativos para as crianças, é fundamental investir em uma apresentação que seja rica em cores, por exemplo, e com muita variedade em opções saudáveis.
Aproveite também para ensinar aos pequenos os nomes de cada alimento e tornar assim, o momento mais divertido.
4. Não force e nem pressione e muito menos dê castigos
Apesar de muitas vezes as refeições se tornarem momentos tensos e de muita agitação com as crianças, é essencial que essa situação não seja piorada pelos pais.
Por isso, evite forçar que a criança coma determinado alimento e apenas a estimule e encoraje a experimentar. Também não ofereça recompensas e nem faça chantagens, a criança precisa sentir e encarar as refeições com bastante leveza e sem traumas.
Conclusão
Seguindo essas dicas simples, os pais poderão tornar a rotina alimentar dos filhos cada vez mais rica, não somente em nutrientes e fibras, mas em experiências positivas.
Evitando problemas à saúde e transtornos alimentares futuros, e ainda proporcionando uma maior qualidade de vida. Mantenha essa rotina saudável com muita disciplina e amor desde cedo e isso se refletirá em toda a vida das crianças.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.