Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento de habilidades do seu filho

Há inúmeras maneiras de auxiliar no desenvolvimento social, educacional e emocional da criança e estimulá-la de acordo com a fase que estiver vivendo.

Para que isso seja feito da forma correta e mais eficiente possível, é necessário que os pais e responsáveis se dediquem em apresentar alternativas lúdicas e interessantes para as crianças e uma dessas opções é, sem dúvida, em forma de brincadeiras.

As atividades lúdicas e recreativas possuem o poder de ajudar a estimular vários sentidos nos pequenos e a também trabalhar a confiança em si mesmo e autonomia.

Pensando nisso, reunimos algumas opções de brincadeiras para que os pais proponham para suas crianças, geralmente naquela fase da primeira infância ainda, que pode ser entre 2 a 4 anos. Anote essas dicas e ajude seu filho a evoluir no seu desenvolvimento infantil. Vamos lá?

Fotos e a autoconsciência

Nessa fase as crianças não precisam estar envolvidas com brinquedos ultra modernos para serem estimuladas de alguma forma, basta que os responsáveis usem da criatividade para fazer o momento se tornar interessante e educativo para eles, de forma lúdica e divertida.

Com o uso de fotos da família e da própria criança, é possível fazê-la compreender a si mesma e reconhecer rostos familiares. Pode ser também uma excelente oportunidade para estimular e desenvolver a fala dos pequenos.

Circuito em casa

Agora que os pequenos passam muito mais tempo em casa, é necessário conseguir desenvolver atividades e brincadeiras estimulantes para que continuem se desenvolvendo.

Uma das opções perfeitas para quando as crianças estiverem em casa é elaborar um pequeno circuito para que elas atravessem e desenvolvam sua coordenação motora. Podem usar o sofá, almofadas e tudo que sirva para pular sem se machucar, gastando muita energia no caminho.

Aprendendo na cozinha

Dependendo da idade, é muito importante e benéfico para as crianças que desde cedo sejam apresentadas e introduzidas para o universo dos alimentos. Assim, conseguem estimular seu paladar e tantos outros sentidos e conhecimentos.

No momento de preparo das refeições permita que as crianças façam parte e comece apresentando cada alimento por seu nome, pode encorajá-las também a repetir a cor de cada alimento.

E ainda nesse momento de aprendizado e descobertas, na cozinha é uma excelente oportunidade para influenciar as crianças em uma alimentação saudável e equilibrada, rica em nutrientes e em tudo que elas precisam para se desenvolverem.

Faz de conta

Na brincadeira de faz de conta, a ordem é uma só. Usar muito a criatividade e imaginação dos pequenos!

As crianças adoram construir histórias e narrativas fantasiosas e divertidas, por isso é muito importante encorajá-las e estimulá-las ainda mais. Pois a brincadeira pode ser uma excelente oportunidade para descobrirem mais de si mesmas e aumentarem sua percepção dos outros a sua volta.

Quando elas criam situações imaginárias têm a possibilidade de expor seus sentimentos, gostos e interesses, e assim vão conseguindo expressar suas ideias e pensamentos.

Conclusão

A verdade é que os responsáveis pelas crianças precisam apenas garantir tempo e exclusividade a elas, para que consigam usar do momento de brincadeiras para ajudar no seu desenvolvimento.

Praticamente qualquer objeto em casa pode ser transformado com muita imaginação e criatividade em algo para as crianças aprenderem e se divertirem, proporcionar qualidade nas brincadeiras e ajudar no desenvolvimento do seu filho.

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.