4 dicas para tornar o ambiente de casa mais acolhedor
Sabemos que a maioria dos papais e das mamães sonham em ver os seus pequenos bem, não é mesmo? Nesse sentido, para isso, é preciso se preocupar tanto com o conforto físico da criança quanto em relação a criar uma conexão mais calorosa.
Sem dúvidas, seu filho deve sentir que possui um lar acolhedor, em que pode se expressar sem receio, pois será escutado. Isso porque, essa ação fará com que crie uma relação mais forte com o pequeno, em que o amor e o respeito irão prevalecer. Desta forma, para te ajudar nesse sentido, selecionamos algumas dicas. Continue com a leitura para conferir!
Como criar um ambiente acolhedor?
Quer criar um lar mais acolhedor, em que o seu pequeno se sinta bem? Então, veja algumas dicas abaixo!
Esteja disposto a ouvir
Infelizmente, muitas pessoas acabam ignorando o que os pequenos querem falar, fazendo com que eles se sintam reprimidos. Sendo assim, se é o seu caso, chegou o momento de mudar essa relação.
Desta forma, quando o seu filho se aproximar, busque escutá-lo de forma atenciosa, demonstrando que se importa com o que ele tem a dizer e com o que ele está sentindo.
Esse processo é primordial para que a criança tenha mais confiança e liberdade para conversar com os adultos. Por isso, se quer manter uma relação mais próxima com o seu pequeno, realize essa ação!
Tenha empatia
Ao escutar o que o seu filho tem a dizer, é essencial que desenvolva a empatia, ou seja, que se coloque no lugar dele, buscando entender exatamente o que ele está sentindo.
Tenha em mente que os problemas enfrentados pelas crianças são totalmente diferentes dos seus, porém, não deixam de ser difíceis por causa disso, ok?
Desta forma, busque ver a situação com um olhar diferenciado, pois, somente assim, poderá entender a frustração do pequeno, sendo capaz de auxiliá-lo.
Tenha um tempo de qualidade com a criança
Seu filho precisa de momentos únicos com você, por isso, reserve um espaço na sua rotina para que possam fazer atividades que gostem juntos.
Ter esse tempo de qualidade aumentará a proximidade que possuem, fazendo com que o seu filho se conecte ainda mais com você. Com a melhora do relacionamento, ele se sentirá mais acolhido.
Além disso, esse momento a sós pode ser uma oportunidade para que ele fale mais sobre o que sente. Isso porque, vocês estarão livres de outras distrações, fazendo com que a conversa seja algo essencial para esse momento.
Respeite a criança
Nada de gritar ou bater na criança, ok? Infelizmente, alguns pais acreditam que o respeito deve ser unilateral, em que apenas o pequeno deve respeitar os adultos.
Porém, saiba que esse sentimento deve ser mútuo, pois uma criança desrespeitada tende a se reprimir, fazendo com que não se sinta acolhida.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim e que elas sejam úteis para o seu dia a dia, contribuindo para que construa um lar mais acolhedor para todos!
Para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog agora mesmo!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.