4 dicas para estimular a autoconfiança nas crianças

Sendo muito importante para o desenvolvimento socioemocional e educacional dos pequenos, a autoconfiança, quando bem estimulada, proporciona as ferramentas necessárias para que lidem melhor com os desafios tanto na fase infantil quanto ao longo da vida adulta.

Por isso, pais e responsáveis possuem um papel fundamental para auxiliar e estimular o desenvolvimento da autoconfiança em seus filhos. Mais do que dar elogios, é necessário ajudá-los a identificar seus interesses e dar espaço para que façam suas escolhas, mesmo que existam desafios.

Pensando nisso, continue a leitura deste conteúdo e confira algumas dicas que separamos e que podem te ajudar nesse processo com os pequenos. Boa leitura!

Demonstre interesse em suas atividades

Tanto nas atividades escolares quanto em desenhos que fazem ou até mesmo em atividades extracurriculares, é muito importante que os pais demonstrem interesse pelo que os pequenos fazem.

Que tal criar o hábito de perguntar como foi o dia na escola, por exemplo? Essa é uma ótima forma de manter o diálogo e saber quais atividades seu filho gosta mais, quais são suas dificuldades, quem são seus amiguinhos, etc. Além disso, através dessa conversa, seu filho vai se sentir valorizado, pois perceberá que você presta atenção no que ele diz e se importa com o seu dia a dia.

Mantenha o diálogo aberto

Pais que não conseguem desenvolver um diálogo aberto e acolhedor, afastam as possibilidades de seu filho falar sobre suas dificuldades, aflições, medos e qualquer outro sentimento que estejam sentindo.

Dessa forma, a criança não consegue desenvolver a sua autoconfiança de maneira adequada e cresce tendo que “engolir” o que sente, pois não teve o incentivo necessário para aprender a validar seus sentimentos e compartilhá-los em um ambiente familiar seguro.

Respeite a evolução da criança

Não compare seu filho com um coleguinha ou um priminho da mesma idade. Cada indivíduo possui seu próprio ritmo de desenvolvimento e ao fazer essas comparações só aumentará a frustração e ansiedade da criança, deixando uma sensação de que ela não está atendendo às expectativas de seus pais.

Por isso, reconheça a evolução do seu filho e elogie suas conquistas. E mesmo que ele não consiga realizar algo, reconheça a atitude que ele teve de tentar e o incentive a não desistir. Tudo isso contribui para fortalecer a autoconfiança.

Dê autonomia

Quando pais e responsáveis proporcionam um ambiente que promove o desenvolvimento da independência e autonomia, aprimora o desenvolvimento da autoconfiança dos pequenos. Seja ajudar em tarefas da casa ou até mesmo decidir qual roupa utilizar para sair, são algumas formas de estimular essa habilidade, deixando-os muito mais confiantes com as decisões que podem vir a tomar.

Conclusão

Lembre-se: a construção da autoconfiança nas crianças se dá em pequenos passos. Através das dicas acima, com certeza se torna possível estimulá-la de maneira adequada e proporcionar mais segurança, coragem e independência para seu filho se desenvolver e superar obstáculos.

Para continuar se aprofundando no assunto, recomendamos a leitura deste artigo sobre: “Timidez na infância: como trabalhar para melhorá-la?

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Como lidar com a volta ao trabalho após a licença maternidade?

leia mais

É importante manter uma rotina nas férias?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.