4 dicas para desenvolver a fala do seu filho

Acompanhar o desenvolvimento da fala dos pequenos é fundamental para garantir que formem palavras da maneira correta. Para isso, pais e responsáveis devem incentivar e auxiliar durante esse processo com o objetivo de desenvolver a fala com mais facilidade.
A seguir, confira abaixo algumas sugestões para estimular a fala dos pequenos em casa. Aproveite a leitura!
- Converse de frente e na altura da criança
É extremamente importante se posicionar na altura da criança e, durante o diálogo, manter o olhar para ela. Dessa forma, a comunicação gera mais confiança e proximidade, já que ambos estarão no mesmo nível, o que acaba evitando que a criança te ignore.
Outro ponto relevante dessa dica é que faz com que a criança veja de perto a movimentação da sua boca ao dizer as palavras, fazendo com que ela consiga repeti-las de maneira mais assertiva.
- Chame a atenção para a boca
Ao olhar para a boca, a criança irá trabalhar a sua habilidade de observar e imitar. Por isso, quando seu filho falar alguma palavra errada, diga para prestar atenção em sua boca e fale de forma pausada, articulando bem cada sílaba, justamente para facilitar o entendimento e depois peça para que ela repita.
Esse exercício pode ser realizado durante o banho, ao ajudá-la a se vestir ou até mesmo durante um passeio. Assim, é possível nomear objetos e ações durante o dia a dia da criança, o que acaba sendo muito benéfico para desenvolver a fala.
- Não responda pela criança
Sabe aquele momento quando o seu filho está tentando dizer algo e você acaba o cortando e respondendo por ele? Evite isso. Embora sua intenção seja ajudá-lo, você acaba não dando a oportunidade para que ele possa, no tempo dele, encontrar as palavras certas para se expressar.
Se isso for feito de maneira frequente, a criança começa a se sentir receosa de falar, pois sabe que será interrompida, o que acaba deixando-a desconfortável para desenvolver suas habilidades de fala.
Permita que a criança se expresse da forma que ela conseguir e somente após o término de sua fala, vocês, papais e mamães, corrijam caso seja necessário.
- Aumente os enunciados da criança
Quando pequenos, os bebês costumam apontar para algo que desejam ou apenas dizem alguns pedaços das palavras. Por exemplo, quando querem água, podem dizer apenas “áua”, “miau”, “au au”, trocando letras e palavras ou apenas vocalizando de um modo mais simples. Nessas situações, é importante completar a frase, estimulando-a a expandir os enunciados. Então, diga: “Ah, você quer beber água”, “Olha que bonito o gatinho” ou “Esse daqui é o Spike, o cachorro”.
Ah, vale a pena reforçar que as dicas apresentadas neste conteúdo não resolvem o problema caso seu filho apresente algum atraso de fala. Nesta situação, o mais recomendável é entrar em contato com um fonoaudiólogo para avaliar e dar as orientações mais adequadas.
Esperamos que tenha gostado deste artigo. E para continuar se aprofundando neste tema, aproveite para ler também sobre: “Desenvolvimento infantil e o atraso na fala”.
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.