4 dicas para ajudar o seu filho a lidar com o medo do escuro!

Seu filho tem medo do escuro? Essa é uma insegurança muito comum na infância. Com isso, a dúvida da maioria dos pais é como ajudar os pequenos a superar essa fase, fazendo com que percam, por exemplo, o medo de dormirem no próprio quartinho.

Sem dúvidas, o medo do escuro é muito desafiador para a criança, porém, com as estratégias adequadas e muita paciência, você conseguirá transformar esse desconforto em seu pequeno.

Portanto, para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo. Nele, você terá acesso a dicas valiosas para ajudar o seu pequeno a vencer o medo. Continue com a leitura para conferir!

Medo do escuro: como ajudar meu filho?

Seu filho tem medo do escuro? Existem algumas ações que poderá colocar em prática para ajudá-lo a lidar melhor com essa situação. Veja abaixo!

Converse com o pequeno

Antes de realizar qualquer ação, busque conversar com o seu filho para tentar identificar e compreender do que, precisamente, ele tem medo. Afinal, entender com mais detalhes te ajudará a encontrar soluções eficientes. Além disso, ter com quem desabafar fará bem para o seu pequeno.

Aqui, a nossa única dica é para que não julgue o seu filho, ok? Por mais que pareça uma insegurança boba para você, tente se colocar no lugar dele.

Respeite o tempo da criança

Para trabalhar o medo do escuro, saiba que terá que ter muita paciência, pois a criança não irá perder a insegurança de um dia para o outro, ok? Além disso, não force a situação, respeitando bem o tempo dela.

Por exemplo, ao invés de querer que o pequeno durma no próprio quarto com a luz apagada, você pode, no início, deixar um abajur ligado, depois disso pode ligar a luz de outro cômodo e deixar a porta entreaberta para que ele consiga enxergar, etc.

Saiba que por mais que pareça um processo lento, você deve priorizar o bem-estar do seu pequeno, fazendo com que ele não crie ainda mais insegurança após tentar ajudá-lo.

Mostre que o escuro é seguro

Converse com o seu pequeno buscando demonstrar que o escuro é um ambiente seguro. Além disso, diga que está por perto dele. Sendo assim, caso ele sinta qualquer insegurança, estará pronta para atendê-lo.

É importante que deixe o pequeno livre para te chamar durante a noite. Isso porque, desta forma, ele se sentirá mais confiante para, ao menos, tentar vencer o medo. Afinal, terá os pais disponíveis para auxiliá-lo e protegê-lo, caso necessário.

Seja paciente 

Como já falamos algumas vezes nesse conteúdo, o processo poderá parecer lento. Porém, tenha paciência e se coloque no lugar do pequeno, pois vencer o medo não é algo tão simples.

Nesse momento, seu filho precisa de muita calma e compreensão. Por isso, trabalhe bem essas duas características para que torne o processo mais eficiente e tranquilo.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem o seu pequeno a vencer o medo do escuro. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Ano Novo com as crianças: como tornar esse momento especial?

leia mais

Mitos e verdades sobre a maternidade!

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.