4 dicas para ajudar o seu filho a lidar com o medo do escuro!
Seu filho tem medo do escuro? Essa é uma insegurança muito comum na infância. Com isso, a dúvida da maioria dos pais é como ajudar os pequenos a superar essa fase, fazendo com que percam, por exemplo, o medo de dormirem no próprio quartinho.
Sem dúvidas, o medo do escuro é muito desafiador para a criança, porém, com as estratégias adequadas e muita paciência, você conseguirá transformar esse desconforto em seu pequeno.
Portanto, para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo. Nele, você terá acesso a dicas valiosas para ajudar o seu pequeno a vencer o medo. Continue com a leitura para conferir!
Medo do escuro: como ajudar meu filho?
Seu filho tem medo do escuro? Existem algumas ações que poderá colocar em prática para ajudá-lo a lidar melhor com essa situação. Veja abaixo!
Converse com o pequeno
Antes de realizar qualquer ação, busque conversar com o seu filho para tentar identificar e compreender do que, precisamente, ele tem medo. Afinal, entender com mais detalhes te ajudará a encontrar soluções eficientes. Além disso, ter com quem desabafar fará bem para o seu pequeno.
Aqui, a nossa única dica é para que não julgue o seu filho, ok? Por mais que pareça uma insegurança boba para você, tente se colocar no lugar dele.
Respeite o tempo da criança
Para trabalhar o medo do escuro, saiba que terá que ter muita paciência, pois a criança não irá perder a insegurança de um dia para o outro, ok? Além disso, não force a situação, respeitando bem o tempo dela.
Por exemplo, ao invés de querer que o pequeno durma no próprio quarto com a luz apagada, você pode, no início, deixar um abajur ligado, depois disso pode ligar a luz de outro cômodo e deixar a porta entreaberta para que ele consiga enxergar, etc.
Saiba que por mais que pareça um processo lento, você deve priorizar o bem-estar do seu pequeno, fazendo com que ele não crie ainda mais insegurança após tentar ajudá-lo.
Mostre que o escuro é seguro
Converse com o seu pequeno buscando demonstrar que o escuro é um ambiente seguro. Além disso, diga que está por perto dele. Sendo assim, caso ele sinta qualquer insegurança, estará pronta para atendê-lo.
É importante que deixe o pequeno livre para te chamar durante a noite. Isso porque, desta forma, ele se sentirá mais confiante para, ao menos, tentar vencer o medo. Afinal, terá os pais disponíveis para auxiliá-lo e protegê-lo, caso necessário.
Seja paciente
Como já falamos algumas vezes nesse conteúdo, o processo poderá parecer lento. Porém, tenha paciência e se coloque no lugar do pequeno, pois vencer o medo não é algo tão simples.
Nesse momento, seu filho precisa de muita calma e compreensão. Por isso, trabalhe bem essas duas características para que torne o processo mais eficiente e tranquilo.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem o seu pequeno a vencer o medo do escuro. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!
Já visitou nossa lojinha?
Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.
A DIVERSÃO
SEMPRE
CONTINUA!
FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:
Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.