3 dicas para parar de gritar com os filhos

Seja pela criação ou pela rotina pesada do dia a dia, muitos pais acabam se estressando e gritando com os filhos. Porém, independentemente dos motivos, essa não é uma ação positiva e deve ser excluída da rotina.

Uma educação agressiva não traz benefícios para a criança, pelo contrário, muitas vezes faz com que ela fique mais violenta e sem paciência, assim como os responsáveis.

Se quer aprender dicas de como parar de gritar e não deixar o estresse te atrapalhar, continue a leitura deste conteúdo!

Malefícios dos gritos

Antes de aprender as dicas, é importante que entenda os impactos negativos que os gritos podem causar. Veja a seguir!

  • Ação inútil: primeiramente, saiba que gritar será inútil. Principalmente com o passar do tempo, a criança começará a se acostumar com a situação, ignorando os comandos que irá realizar.
  • Faz com que a criança se torne mais agressiva: as crianças aprendem observando os responsáveis. Portanto, ao ver atitudes agressivas dos pais, a chance dela começar a imitar é maior.
  • Prejudica o psicológico: os gritos podem trazer inúmeros prejuízos até a vida adulta, tornando a pessoa mais introvertida e com receio de errar devido às punições que escutava na infância.
  • Desgasta a relação: a longo prazo, os gritos passarão a afetar a sua relação com a criança, fazendo com que ela se afaste de você devido ao medo.

Viu como essa ação pode ser prejudicial ao seu pequeno? Portanto, evite essa situação e torne a sua relação com ele mais saudável.

Como parar de gritar com os filhos?

Confira dicas de como parar de gritar com o seu filho!

  • Comunicação é a base

Quando o seu filho cometer algum deslize, respire fundo e tente analisar a situação ao invés de gritar. Feito isso, tenha um diálogo com ele para que explique o que fez e assim, o convide a refletir sobre a ação.

Sem dúvidas, a comunicação não violenta é o caminho certo para que consiga estabelecer uma boa relação com o seu pequeno, evitando assim, o desgaste que os gritos proporcionam.

  • Controle as expectativas

Infelizmente, muitos pais depositam expectativas nos filhos, querendo que eles sejam perfeitos. Porém, até mesmo os adultos erram e por não terem controle emocional, as chances das crianças cometerem “deslizes” são ainda maiores. Portanto, tenha paciência e saiba que gritar não é a melhor solução.

  • Aposte na educação positiva

Já ouviu falar em educação positiva? Trata-se de uma metodologia que vai contra a educação punitivista, ou seja, ao invés de gritar, castigar e ameaçar, os pais focam em fazer a criança pensar em suas ações.

Nesse sentido, o intuito dessa educação é entender e respeitar a criança como um indivíduo próprio, considerando assim, as suas opiniões e ideias.

Basicamente, para aplicá-la, você deve dar espaço ao amor e ao respeito, se colocando no lugar da criança, a ajudando a lidar com suas questões.

Percebeu os vários benefícios que parar de gritar irá proporcionar ao seu filho? Então, comece a aplicar as dicas agora mesmo para evitar a situação.

Ah, e como falamos, a educação positiva é um ótimo caminho para te auxiliar. Caso queira entender mais sobre o assunto, leia: “Educação positiva: o que é e como colocar em prática”.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Ano Novo com as crianças: como tornar esse momento especial?

leia mais

Mitos e verdades sobre a maternidade!

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.